região

Unidades militares de Santiago recebem oito viaturas Guarani

18.309

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

Três unidades militares de Santiago receberam oito modernas viaturas blindadas Guarani. A formatura de recebimento dos blindados foi realizada na terça-feira nas instalações do 9º Batalhão Logístico (9º BLog), com a presença do comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), general Flávio dos Santos Lajoia Garcia. Os blindados foram destinados para o 9º Blog, para a 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada (11ª Cia Com Mec) e para o Esquadrão de Comando da 1ª Bda C Mec.

Governo federal anuncia R$ 36 milhões para o Hospital Regional

A viatura Guarani é capaz de transportar até 11 militares em ambiente climatizado e ergonomia adequada, pode ser transportada por aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB) e possui capacidade anfíbia (andar na água). Os veículos são impulsionados por motor diesel Cursor 9, 6x6, da FPT Industrial, com potência máxima de 383 CV, desenvolvendo 100 Km/h de velocidade máxima.

Evento debate prevenção e proteção contra incêndio em Santa Maria

Além do diesel, o motor também opera com querosene de aviação ou combinação de ambos em qualquer proporção, conferindo versatilidade em ambiente operacional. Possui sistema automático de extinção e detecção de incêndio, capacidade de operação noturna, posicionamento global por satélite (GPS) e um sistema de mira laser que, quando ativo, comandada automaticamente a torre do canhão.

Segundo informações da Seção de Comunicação Social da 1ª Bda C Mec - Brigada José Luiz Menna Barreto, o Projeto Guarani está inserido no processo de transformação do Exército, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, com o objetivo de levar a Força Terrestre da era industrial para a era do conhecimento, sem alterar, no entanto, seus princípios, crenças e valores, conduzindo a força terrestre ao patamar de Força Armada de país desenvolvido e ator global. Para isso, conta com a modernização de equipamentos e desenvolvimento de tecnologias para recuperar a capacidade de operar com eficiência. Esses novos equipamentos irão fazer com que se mude o modo de ação e a visão de emprego da Força.

AS VIATURAS

  • Capacidade para transportar até 11 militares em ambiente climatizado
  • Pode ser transportado por aeronaves da FAB
  • Tem capacidade de andar na água
  • Funcionam com motor a diesel, querosene de aviação ou combinação dos dois combustíveis
  • Atingem até 100 km/h de velocidade máxima
  • Possui sistema automático de detecção e extinção de incêndio
  • Tem capacidade de operação noturna
  • Tem posicionamento global por GPS e sistema de mira laser

PARA ONDE FORAM

  • 9º BLog 
  • 11ª Cia Com Mec
  • 1ª Bda C Mec

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: escola de Santiago é bicampeã em prêmio estadual de educação Anterior

VÍDEO: escola de Santiago é bicampeã em prêmio estadual de educação

Posto-Médico Legal de Santiago suspende necropsias Próximo

Posto-Médico Legal de Santiago suspende necropsias

santiago